Conte-me tudo...

Escreva para mim Lilica

Translate This Blog

"Não tive filhos não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. Machado de Assis"
"Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito." Clarice Lispector.
"Sonhar é o melhor de tudo e muito melhor do que nada!" Luiz Fernando Veríssimo .

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Sabedoria das flores

Perfume vem de perfumum , do latim. Quer dizer per+fumum , ou seja, "através da fumaça", no remoto passado já se queimavam flores olorosas, origem do incenso.

Homero chamava o lírio de leirion , da palavra lerios , que significa "pálido delicado". Lendas dão o lírio presente no Jardim do Éden, quando a Terra era o Paraíso. Ele teria brotado das lágrimas de Eva ao ser expulsa do Paraíso. O que lhe restava (a ela) de puro, o arrependimento, correndo em forma de lágrimas fez nascer o lírio.

O nome do lírio é Lilium candidum. Cândido quer dizer branco, puro, imaculado. Também é conhecido como Açucena. O nome feminino Lílian vem do lírio, em latim. A propósito do lírio, está nos Cânticos de Salomão: "Minha amada entre as outras donzelas é como a açucena entre espinhos".

Quando você der cravos a alguém, saiba o significado deles: o amarelo e o rosa querem dizer desdém; o vermelho rajado significa extremos de emoção; o vermelho profundo simboliza "o meu sofrido coração"; o cravo rosa indica ousadia; o vermelho e rosa quer dizer amor puro e felizardo; o rosa rajado indica recusa; e o branco e rosa sugere recusa e partida.

Como sei tudo isso? É que nos escassos espaços de lazer ando a ler o delicioso livro "A Sabedoria das Flores" da inglesa Katherine Kear.

Mas, "p'ra não dizer que não falei das flores", outras lembranças me vêm a mente, fora do belo libro. Por exemplo três nomes horrendos para três lindas plantas: barba de barata, fedegoso e pata de vaca . Que injustiça!

A barba de barata é um lindo arbusto médio, flores eretas, confiantes em si mesmas mas sem arrogância e tem outros nome, alguns bonitos como flor de pavão ou poinciana-anã... Por falar em barba, o povo deu seu nome a várias flores: além dela, existem a barba de bode; a barba de cabra e até barba de serpente... Já viu?

O fedegoso com seu lindo pendão dourado e altivo leva esse nome fedorento. Mas tem outros que quase ninguém conhece: aleluia ("dá" na Semana Santa); corruíra e pau-de-cachimbo . E a pobre pata-de-vaca , boa para o diabetes (a dar flores brancas), com as folhas em forma de coração? Coitada. Ganhou esse nome horroroso. E não tem jeito. O outro é pior ainda: para de camelo...

(Artur da Távola)

Nenhum comentário:

Álbum da Lilica - Fotos publicadas aqui

Arquivo do blog

Seguidores

Minhas visitas e meus contatos