Conte-me tudo...

Escreva para mim Lilica

Translate This Blog

"Não tive filhos não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. Machado de Assis"
"Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito." Clarice Lispector.
"Sonhar é o melhor de tudo e muito melhor do que nada!" Luiz Fernando Veríssimo .

sábado, 12 de janeiro de 2008

Simone de Beauvoir (Paris, 1908-1986)

Simone de Beauvoir (1947)
Fotografia: Henri Cartier-Bresson

2008 marca o centenário de Simone de Beauvoir. Em uma simples pesquisa no google encontrei vasto material bibliográfico, sites em homenagem em várias línguas (por exemplo: http://www.simonebeauvoir.kit.net ), acho desnecessário reproduzir a pesquisa.

Quero registrar aqui, resumidamente, minha homenagem.

Simone de Beauvoir é um ícone feminista, ela testemunhou o acesso das francesas à cidadania, muito depois das americanas, inglesas, alemãs e russas alcançarem o direito de voto, por volta de 1918. Seus livros continuam influenciando gerações, inclusive eu.

Parece que os pensamentos de Beauvoir e Sartre estão fora de moda, mas eu acho que ainda temos muito para aprender com eles.

O primeiro livro que li de sua autoria foi “Memórias de uma Moça Bem-Comportada / Mémoires d'une Jeune Fille Rangée”, ainda adolescente, fiquei encantada a biografia de Simone de Beauvoir, depois mais madura li o Segundo Sexo I, II e Os Mandarins. Embora todos clássicos, não estão na lista dos melhores livros pela qualidade literária da autora, mas foi incontestável a influência na minha compreensão do papel da mulher na sociedade.

Citações da Simone de Beauvoir:

- Ser livre é querer a liberdade dos outros

- É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.

- A morte parece menos terrível quando se está cansado.

- O escritor original, enquanto não está morto, é sempre escandaloso.

- Quando se respeita alguém não queremos forçar a sua alma sem o seu consentimento.

Um comentário:

Logan Araujo disse...

"logan diz: As mulheres deram um grande salto, evoluíram 50 anos a frente dos homens. A minha geração não soube lidar com isso, por isso essas queixas todas como as das meninas. A sua geração, caras como voce podem fazer toda a diferença e mudar essa estória. Mas ainda acho que precisaríamos de duas gerações para equalizar as coisas"

Esse é um trecho de um papo no msn com um amigo de 19 anos(tenho 34), homenagem muito adequada, excelente influência.

Seu desafio já esta respondido, só gostaria de ter sido mais emocional e menos narrativo, mas isso ainda esta no meu processo de aprendizado na escrita.

Álbum da Lilica - Fotos publicadas aqui

Arquivo do blog

Seguidores

Minhas visitas e meus contatos