Conte-me tudo...

Escreva para mim Lilica

Translate This Blog

"Não tive filhos não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. Machado de Assis"
"Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito." Clarice Lispector.
"Sonhar é o melhor de tudo e muito melhor do que nada!" Luiz Fernando Veríssimo .

sábado, 1 de março de 2008

Quando as rosas falam...

Conta-se que um inglês, em visita à Turquia no século XVIII, teria feito a seguinte afirmação: “aqui pode-se brigar, censurar, mandar cartas de paixão, amizade ou civilidade, ou mesmo notícias, sem nunca ter de sujar os dedos com tinta!”.

O “código dos turcos” era o uso de flores para expressar sentimentos. Cada espécie tinha um significado e uma “carta” bem feita podia comunicar praticamente qualquer combinação de sentimentos.

Esse curioso costume teria logo chegado à França, onde “inventou-se” uma linguagem composta inteiramente de símbolos florais. Publicada em 1819, como Le Langage des Fleurs, tornou-se uma das referências favoritas. A nova linguagem das flores atraiu os poetas românticos na Inglaterra. “Doces flores sozinhas podem dizer o que a paixão tem medo de revelar”, disse o porta Thomas Hood (1799-1845) no poema “A Linguagem das Flores”.

Na era vitoriana, a linguagem tornou-se mais complexa. As flores não só significavam diferentes sentimentos, mas a maneira como eram oferecidas e aceitas podia significar alguma coisa. Uma simples rosa vermelha aberta era sinal de admiração pela beleza feminina. Contudo, oferecer um botão com espinhos e folhas queria dizer: “Temo, porém com esperança”.

Se a destinatária respondesse recatadamente com o botão virado para baixo, o gesto queria dizer: “Não deves temer, nem ter esperança “. Se a jovem pusesse a flor recebida nos cabelos, o gesto significava cautela, mas se a colocasse sobre o coração, significava que o amor era correspondido.
Ais, que romântico!

Eternos símbolos do amor, as rosas ganharam até uma “linguagem” própria: dizem que a cor das suas pétalas também levam mensagens. As vermelhas simbolizam as emoções apaixonadas, as cor-de-rosa estariam ligadas aos amores sublimes,as brancas ao amor puro e incondicional, mas as amarelas são misteriosas - uns dizem que simbolizam o ciúme, enquanto outros afirmam que estão ligadas aos amores afortunados. É interessante também que até a forma de arrumar as rosas nos vasos pode expressar sentimentos: uma única rosa num vaso demonstra elegância e intimidade; várias delas, formando arranjos grandes e compactos inspiram alegria e confraternização.

Existem inúmeras fontes relacionando as flores à determinadas simbologias. Aqui, relecionamos algumas, extraídas do livro “A Linguagem das Flores”, editado por Sheila Pickles e publicado no Brasil pela Editora Melhoramentos:


Flor Simbologia
Amarílis Orgulho
Anêmona Abandonado
Camélia Beleza perfeita
Cravo Ai, meu pobre coração!
Crisântemo Estou apaixonado
Centáurea Sensibilidade
Margarida Inocência
Miosótis Amor verdadeiro
Dedaleira Falsidade
Gerânio Tristeza
Madressilva Meiguice
Jacinto Mágoa
Íris Mensagem
Jasmim Graça e elegância
Alfazema Desconfiança
Lírio Pureza
Tagetes Luto
Narciso Vaidade
Capuchinha Patriotismo
Orquídea Uma bela mulher
Amor-perfeito Pensamentos
Peônia Vergonha e timidez
Flox Harmonia
Prímula Juventude
Rosa Amor
Girassol Altivez
Tulipa Declaração de amor
Violeta Modéstia
Ninféia Pureza de coração


Fontes: Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais, Reader’s Digest e “A Linguagem das Flores”, editado por Sheila Pickles.

4 comentários:

Osc@r Luiz disse...

Não sabia nada disso...
Beijo!

Lilica Mora Aqui disse...

Queridíssimo, agora que já sabe, vai me oferecer qual? rss
beijos

Guardião disse...

Tia Lilica...

As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
o perfume que roubam de ti...

Lilica Mora Aqui disse...

Guardião,

Ai

Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos...

beijos

Álbum da Lilica - Fotos publicadas aqui

Arquivo do blog

Seguidores

Minhas visitas e meus contatos