Conte-me tudo...

Escreva para mim Lilica

Translate This Blog

"Não tive filhos não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. Machado de Assis"
"Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito." Clarice Lispector.
"Sonhar é o melhor de tudo e muito melhor do que nada!" Luiz Fernando Veríssimo .

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Carmina Burana

FORTUNA IMPERATRIX MUNDI

FORTUNA IMPERATRIZ DO MUNDO

O Fortuna

O Fortuna

velut luna

statu variabilis,

semper crescis

aut decrescis.

vita detestabilis,

nunc obdurat

et tunc curat;

ludo mentis aciem,

egestatem,

potestatem

dissolvit ut glaciem.

Sors immanis

et inanis,

rota tu volubilis,

status malus,

vana salus

semper dissolubilis,

obumbrata

et velata

michi quoque niteris;

nunc per ludum

dorsum nudum

fero tui sceleris.

Sors salutis

et virtutis

michi nunc contraria,

est affectus

et defectus

semper in angaria.

Hac in hora

sine mora

corde pulsum tangite;

quod per sortem

sternit fortem,

mecum omnes plangite!

Ó Fortuna

Ó Fortuna

és como a Lua

mutável,

sempre aumentas

e diminuis;

a detestável vida

ore escurece

e ora clareia

por brincadeira a mente;

miséria,

poder,

ela os funde como gelo.

Sorte monstruosa

e vazia,

tu – roda volúvel –

és má,

vã é a felicidade

sempre dissolúvel,

nebulosa

e velada

também a min contagias;

agora por brincadeira

o dorso nu

entrego à tua perversidade.

A sorte na saúde

e virtude

agora me é contrária.

da

e tira

mantendo sempre escravizado.

nesta hora

sem demora

tange a corda vibrante;

porque a sorte

abate o forte,

chorais todos comigo!

Nenhum comentário:

Álbum da Lilica - Fotos publicadas aqui

Arquivo do blog

Seguidores

Minhas visitas e meus contatos