Conte-me tudo...

Escreva para mim Lilica

Translate This Blog

"Não tive filhos não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. Machado de Assis"
"Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito." Clarice Lispector.
"Sonhar é o melhor de tudo e muito melhor do que nada!" Luiz Fernando Veríssimo .

domingo, 5 de abril de 2009

Apologia ao Erro

“O erro nada tem de estranho. É o primeiro estado de todo conhecimento.” (Alain)
(...)

Você tem medo de errar? Todo mundo tem. Homens, mulheres, presidentes, governos inteiros. O que aconteceria se, cada vez que cometêssemos um erro, desistíssemos de tudo? Se, logo na primeira tentativa fracassada, entregássemos os pontos?

Imagine um bebê que mal consegue pôr-se de pé e já torna a cair. Que seria dele se, diante deste primeiro erro, concluísse: “É, não deu certo. Deve haver algum outro modo... Esta minha idéia não foi boa?

Imagine na escola, um aluno que desistisse de tudo, mal erra o primeiro problema de aritmética de sua vida. Não conseguirá sequer acertar o troco no supermercado. E, daí, milhões de pequenas e grandes coisas que nunca mais poderá fazer.

Errar é uma etapa essencial no processo de crescer e cada vez que desistimos de alguma coisa, por medo de errar, estamos nos privando de algum - ou de muitos! - dos prazeres de crescer e de viver.

Evidentemente, seria possível raciocinar pelo absurdo: se é errando que se aprende, quanto mais erramos, melhor: aprendemos mais. Não é isto o que estou querendo dizer. O que estou querendo dizer - sem medo de errar! - é que usar o risco de cometer erros como pretexto para não lutar pelo que se deseja é ignorância, pura e simples.

Os erros que cometemos ao longo da vida são parte essencial de nossa educação. A cada queda, é preciso sacudir a poeira e tornar a tentar. Tudo o que sabemos, hoje, aprendemos com os erros do passado, com gerações e gerações de gênios que erraram muito, até acertar.

Aprenda a valorizar seus erros, um por um, e todos os que já cometeu. E aprenda a ver, nos erros que ainda haverá de cometer, a sua chance de descobrir algo de novo.

Erre, mas por tentar!

Errar é humano, mas quando a borracha se gasta mais depressa que o lápis, você está positivamente exagerando. (J. Jenkins)


importante dizer que um erro não justifica o outro!

Um comentário:

Guardião disse...

Li isto em algum lugar:


"Se um dia eu tiver um irmão, seu nome será Herrar.
Porque Herrar é o mano."

Álbum da Lilica - Fotos publicadas aqui

Arquivo do blog

Seguidores

Minhas visitas e meus contatos