BASTA VOCÊ ter pensamento positivo para conseguir as coisas na vida. Essa é a nova (velha) corrente que atormenta nossos computadores e vidas, desde que foi lançado o filme "O Segredo", e depois o livro do "segredo", e depois a corrente da oração do "segredo", e depois o amuleto do "segredo" e depois a camiseta do "segredo". E também o boneco de pelúcia do "segredo", que tem um botão na barriga e quando você aperta ele diz: "Eu sei qual é o segredo".
Nunca vimos, aliás, um segredo ser tão pouco secreto, vendido, marqueteado e dar tanto lucro. Já não se fazem mais segredos como antigamente. Daquela época em que o máximo que você fazia com um segredo era contar para uma amiga. Que contava para outra. Mas nunca era publicado num livro. No máximo, num blog.
Ai, se a vida fosse tão simples. Não existiriam psicanalistas, nem psiquiatras, nem pais de santo, nem meninas que ganham a vida escrevendo sobre os problemas da vida para adolescentes em jornais de grande circulação.
Vocês pensariam positivo e não teriam motivos para ler essa coluna. E nós pensaríamos tão positivo que não teríamos sobre o que escrever nessa coluna.
Sabemos muito bem que, quando desejamos muito uma coisa, periga de acontecer. "A palavra tem poder", diriam os mais velhos. Principalmente quando passamos na frente da pessoa, damos uma piscada de olho e dizemos "Te quiero". Também sabemos que, quando desejamos coisas que não devíamos, como "um namorado desempregado e que não tenha casa, para que ele fique bastante tempo na minha", elas DE FATO ACONTECEM.
Sabemos do poder do segredo e também do poder da calça jeans justa. Ou da inteligência, dependendo do público-alvo. E acreditar no tal "segredo" é pensar que a vida está sempre sob nosso controle. E a vida nunca está sob nosso controle. Muito pelo contrário. A gente não tem controle de nada. Bem vindo ao mundo, porque é assim que ele é.
E com o sucesso do "segredo", ficamos pensando o seguinte: agora que o segredo foi revelado e vendeu muitos livros, toda a humanidade tem a chave de satisfazer todos seus desejos. Como os desejos de um se sobrepõe aos dos outros, isso causará uma espécie de overbooking desejoso. Até porque alguns desejos são diametralmente contrários uns aos outros. Um caos. Mas não tem problema. Pois irão lançar o livro "Como o seu pensamento positivo ser maior que o do seu vizinho".E assim caminha a humanidade. Em círculos.
2 Neurônio - Folha de S. Paulo, 13/08/2007
Conte-me tudo...
Escreva para mim Lilica
Translate This Blog
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
Te quiero!
Marcadores:
2 Neurônio,
Comportamento
Posts Relacionados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Será que ainda existem "segredos secretos"?
Beijo!
Acho que sim, eu conheço alguns, talvez você saiba também, mas é segredo.
Beijo,
Existem!
Postar um comentário